O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou, nesta quinta-feira (6), que o México não vai pagar tarifas sobre quaisquer bens que se enquadrem no USMCA, acordo dos Estados Unidos- México- Canadá, até 2 de abril.
“Após conversar com a presidente Claudia Sheinbaum do México, concordei que o México não será obrigado a pagar tarifas sobre qualquer coisa que se enquadre no Acordo USMCA”, escreveu ele em sua página na rede social Truth.
O presidente americano retrocede duas vezes em questão de poucos dias. Na última quarta-feira (5), ele havia declarado que montadoras conforme o USMCA receberiam uma isenção de um mês das tarifas de 25% impostas aos dois maiores parceiros comerciais dos EUA.
Após anunciar essa prorrogação tarifaria para o México, mas não falou sobre a mesma ação para o Canadá, invés disso, declarou que “Justin Trudeau (Primeiro-ministro do Canadá) está usando o problemas das tarifas, que ele em grande parte causou, para se candidatar novamente a primeiro-ministro”.
O Primeiro-ministro do Canadá disse, nesta quinta-feira (6), que a “guerra comercial” vai continuar, independente de possível suspensão de tarifas. Trudeau ainda falou que a conversa com Trump, que ocorreu na última quarta-feira (5), foi “pitoresca”.