Pela primeira vez, a Bahia vai sediar o Campeonato Brasileiro de Va’a (canoagem polinésia), entre os dias 29 e 30 de março (sábado e domingo). O evento ocorre na Marina da Penha, no bairro da Ribeira, em Salvador e deve contar com cerca de 800 atletas de todo o país.
O evento chancelado pela Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA) inclui as categorias individual, dupla e trios. Além de desembarcar exclusivamente, é a primeira vez que será realizado no Nordeste.
Na Baía de Todos-os-Santos, os competidores irão percorrer distâncias de 8 km, 12 km e 16 km na busca, de além do título, da classificação para os torneios mundial e pan-americano da modalidade. A competição contará com atletas do paradesporto, das categorias master (70, 75 e 80 anos de idade) e das demais classes de diferentes níveis de experiência e idade.
A entrada para acompanhar o evento é gratuita e a expectativa da organização é receber cerca de 2 mil pessoas por dia de competição. Para os interessados em competir, podem se inscrever por meio do site: www.cbvaa.bigmidia.com/site/login. Porém, é preciso que sejam atletas confederados a CBVAA. Parte do valor das inscrições (5%) será destinado às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
No sábado, 29, o evento acontece das 7h às 16h e a programação conta com baterias de diversas modalidades. Já no domingo, 30, será o encerramento do evento com a premiação dos atletas. Além de muita remada e competição, a programação conta com atrações musicais, espaço gastronômico, com food trucks, oferecendo uma variedade de comidas e bebidas; stands de expositores com produtos voltados para o esporte (remos, roupas UV e acessórios); e uma área de convivência.
O campeonato conta com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).