Morreu o ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, aos 89 anos. A informação da morte de Mujica foi confirmada pelo atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, um dos herdeiros do político do ex-presidente, que governou o país entre 2010 e 2015.
A causa da morte ainda não foi revelada, entretanto, o ex-presidente uruguaio lutava contra um câncer de estômago desde 2024. Quando revelou a doença, Mujica afirmou que seu quadro era grave, devido ao tumor ter comprometido seu estômago. Segundo ele, a saúde já era debilitada antes da descoberta do tumor, visto que convivia com uma doença autoimune há cerca de 20 anos, que afetava seus rins.
Na última segunda-feira (12), a esposa e ex-vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky, chegou a declarar que Mujica estava passando por cuidados paliativos, e que os médicos estavam tentando fazer com que “aconteça da melhor forma possível”.
José Alberto Mujica Cordano nasceu em Montevidéu, em 20 de maio de 1935. Durante a juventude, atuou como guerrilheiro, lutando contra o regime militar no Uruguai que, que teve início em 1973. Durante sua atuação no grupo de guerrilha Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros, participou de assaltos a bancos que tinha o objetivo de roubar da ditadura e dar aos pobres.
Durante a ditadura militar uruguaia, foi preso e torturado pelo regime, chegando a receber pena de morte. Ficou 14 anos preso, até que foi solto em 1985, após um decreto de anistia. Ao ser libertado começou a atua na política, se tornando um dos fundadores do partido de esquerda Movimento de Participação Popular (MPP).
Sua primeira eleição foi para deputado, em 1994, na sequencia chegando ao senado em 2005, e presidente em 2010.