O Botafogo se tornou o primeiro clube sul-americano a vencer um europeu em um jogo oficial após quase 13 anos. Nesta quinta-feira (19), o Fogão venceu o Paris Saint-Germain por 1 a 0 e quebrou o tabu na Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
A última vez que um time da América do Sul tinha batido um europeu foi no dia 16 de dezembro de 2012, quando o Corinthians venceu o Chelsea por 1 a 0, no Japão. O Timão se sagrou campeão mundial na ocasião, enquanto o Fogão somou uma vitória importante na fase de grupos.
Entre a vitória do Corinthians e a quebra do tabu do Botafogo, time dos dois continentes se enfrentaram nove vezes. Os europeus venceram seis vezes, todas em finais de Mundial de Clubes, e outras três partidas terminaram empatadas – essas pela Copa do Mundo de Clubes de 2025.
Com o gol de Igor Jesus contra o PSG, o Fogão já tinha se tornado o primeiro brasileiro a liderar o placar em um duelo contra um time europeu em uma edição de Mundial de Clubes desde a vitória do clube do Parque São Jorge.
Ainda nesta quinta-feira (19), o Inter Miami quebrou outro jejum. O time americano se tornou o primeiro não-europeu a vencer uma equipe do Velho Continente desde 2012.