O Santuário do Senhor do Bonfim da Bahia – Basílica, Irmandade e Projeto Social realizou, nesta sexta-feira (11), uma coletiva de imprensa para divulgar a programação do Jubileu Comemorativo aos 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim em Salvador. O fato aconteceu no ano de 1945, mediante o cumprimento de uma promessa feita pelo capitão de mar-e-guerra, Teodósio Rodrigues de Faria.

Participou do momento que contou com a presença de veículos de imprensa local, o Juiz-presidente da Devoção do Senhor do Bonfim (Irmandade), Marcelo Sacramento, e o reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, padre Edson Menezes.
Na ocasião, foi destaque o início da exposição da imagem original do Senhor do Bonfim (vinda de Setúbal em Portugal) que ficará disponível para a veneração próxima dos fiéis até o dia 10 de agosto. Diante do fato que acontece pela 16ª vez desde 1745, padre Edson destacou a importância da aproximação dos devotos com a imagem original do Senhor do Bonfim.
“O povo baiano tem um carinho sobrenatural com o Senhor do Bonfim. Através da Cruz, como um sinal de misericórdia e amor, Ele atraí inúmeras pessoas que buscam conforto espiritual e esperança. Sendo assim, nossa ideia é de que descendo a imagem do Senhor do Bonfim, que veio de Portugal e que fica no altar-mor, as pessoas possam contemplá-la mais de perto”, disse.
A realização de Missa campal, da Procissão de Velas, da apresentação do Núcleo de Músicas Antigas (OSBA) e do seminário com a participação do Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Joaci Góes, e do Cardeal de Setúbal, Dom Américo Manuel Alves Aguiar, marcarão as comemorações do Jubileu dos 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim.

Dentre os assuntos tratados, também foram apresentadas as novidades realizadas no Complexo da Colina Sagrada, como por exemplo, o lançamento das vendas do Columbário que será instalado nas dependências da Basílica Santuário e a ampliação da área sistemática da Devoção do Senhor do Bonfim.

“A implantação do columbário já era uma meta da nossa gestão, a partir da finalidade de possibilitar que os nossos entes queridos possam ter o repouso eterno neste lugar que é tão querido por inúmeros baianos e brasileiros. Deste modo, a venda para o depósito nas urnas individuais será iniciada em agosto através de uma plataforma E-Comerce na Internet, sob a coordenação do Santuário, com a assessoria da empresa catarinense Attua Criativa – Marketing e Serviço.”, explicou Marcelo Sacramento sobre o processo de implantação do primeiro Columbário da Bahia.
EXPOSIÇÃO DA IMAGEM

Esta será a 16ª vez que a imagem original do Senhor do Bonfim sairá do altar-mor localizado na Basílica Santuário e ficará exposto para a veneração dos fiéis. Momentos como este aconteceram em anos como:
1823: Em janeiro, por motivo de calamidade pública, a imagem do Senhor do Bonfim saiu pela primeira vez em solene procissão de penitência para a Igreja de São Domingos, ao Terreiro de Jesus.

1923: Em 3 de julho, por solicitação do ex-governador da Bahia, dr. José Joaquim Seabra como parte das comemorações das festas do 1º centenário da Independência da Bahia a imagem do Senhor do Bonfim torna a percorrer as ruas de Salvador.

1949: Em 29 de março, em comemoração ao 4º centenário da fundação da cidade de Salvador

2019: A imagem do Senhor do Bonfim ficou exposta na própria Igreja para veneração dos fiéis durante a Jornada de Veneração à Santa Cruz do Senhor do Bonfim. Deste modo, em 2025, a representação imagética do Cristo Crucificado venerada na Colina Sagrada, será exposta do dia 11 de julho até 10 de agosto, das 07h30 às 18h.

By Laiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?