Um mecânico identificado como Lucas Campos Meireles , de 53 anos, morreu na cidade de Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia, na terça-feira (12), após sofrer um acidente de trabalho na Usina Santa Cruz.
O trabalhador foi arremessado a cerca de dois metros enquanto calibrava o pneu de uma pá-carregadeira. O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu inquérito para investigar o fato.
A vítima chegou a ser socorrida para uma unidade de saúde, mas morreu a caminho do hospital. A explosão também feriu levemente outro trabalhador que foi encaminhado para o Hospital Regional de Eunápolis.
O inquérito do MPT vai ser conduzido pela unidade do órgão em Eunápolis. Nele, o órgão apura as responsabilidades pelo acidente e verificar se as normas de segurança do trabalho foram seguidas pelo empregador, tanto com a oferta de equipamentos de proteção individual quanto de treinamento de protocolos de atividade de risco.
A investigação do MPT conta com a contribuição de outros órgãos públicos, como a Polícia Civil da Bahia. Também serão solicitadas informações à Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão responsável pela fiscalização das condições de trabalho e do cumprimento das normas de saúde e segurança.
Em casos de acidentes de trabalho fatais, a SRT-BA realiza perícia para verificar o cumprimento das normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho aplicáveis a este tipo de atividade e produz relatório.