A mulher acusada de matar o ex-namorado com um tiro na testa em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, foi condenada a 12 anos de prisão por homicídio qualificado. O júri popular foi concluído nesta quarta-feira (17), 18 anos após o crime.
O assassinato ocorreu em 2007, quando José Henrique Sampaio, de 50 anos, foi baleado na casa da então namorada, na região do bairro Sítio Matias. A ré Jamile Ferreira de Matos, que à época tinha 23 anos, teria ido ao local atrás dele e, durante a discussão, efetuado o disparo.
O homem morreu após passar três dias internado em um hospital particular da cidade. Ele era servidor público da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb).
Jamile respondeu ao processo em liberdade e não compareceu ao julgamento por orientação da defesa. O advogado dela, Marco Aurélio, disse que a mulher já foi internada em 2024, no Hospital Especializado Lopes Rodrigues, e apresenta quadro de perturbação psíquica. A doença teria se agravado, o que, na avaliação dele, torna necessária uma nova perícia.
Ainda segundo o advogado, ela não compareceu ao julgamento por considerarem mais prudente preservar a condição de saúde e utilizar os depoimentos já prestados anteriormente.
Antes do julgamento, a defesa da condenada pediu que o crime fosse desclassificado de homicídio doloso (quando há intenção de matar) para homicídio culposo (quando não há intenção). Já os familiares de José Henrique, que acompanharam o julgamento, pediram pena máxima para Jamile.