O Governo da Bahia inicia, na manhã desta quarta-feira (1º), na Arena Fonte Nova, em Salvador, a edição 2025 do Outubro Rosa com uma ação intensificada de rastreamento do câncer de mama em todo o Estado. 

De acordo com o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), durante a ação, serão oferecidas consultas com ginecologistas, mastologistas, nutricionistas e realização de exame preventivo. São 40 mil exames de mamografia disponibilizados à população em Salvador, na região metropolitana e nos 27 territórios de identidade, por meio das nossas policlínicas, aqui com os postos avançados de atendimento. Aqui hoje na Arena Fonte Nova, são 33 mil exames cadastrados, homologados e disponibilizados para a população em Salvador, 7 mil no interior do estado da Bahia”, disse Geraldo Júnior.Já a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, chamou a atenção para a redução da idade mínima para ter acesso à mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS), anunciada pelo governo federal. Agora, mulheres a partir de 40 anos podem ter acesso ao exame de forma gratuita. 

“A gente já vinha verificando a incidência em mulheres a partir de 40 anos, uma incidência grande de câncer de mama e o que o governo do Estado faz, em parceria com o Ministério da Saúde, é ampliar. Então, a partir de 40 anos, agora temos acesso gratuito em toda a rede, sistema único de saúde, ofertando a mamografia para essas mulheres”, disse a secretária. 

“O diagnóstico precoce é importantíssimo no processo de cura do câncer de mama. Então, o câncer de mama pode ser tratado e tem cura, desde que ele seja diagnosticado precocemente”, acrescentou. Em Salvador, os exames serão realizados em carretas com capacidade de realizar até 154 procedimentos por dia. As unidades móveis ficarão nos bairros: Nazaré, Cabula, Pau da Lima, Bonfim, Caixa D’Água, São Cristóvão, Piatã, Ondina, Brotas, Cajazeiras, Itacaranha, Centro Administrativo da Bahia (CAB), São Tomé de Paripe, Caminho das Árvores. 

Já no interior, os atendimentos serão realizados pelas 24 Policlínicas Regionais, que ficam em Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista e São Francisco do Conde. O público-alvo deve procurar as secretarias municipais de Saúde para realizar o agendamento.

O calendário completo está disponível no site www.saude.ba.gov.br.O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a Bahia deve registrar 4.230 novos casos de câncer de mama em 2025, sendo o tipo de neoplasia que mais atinge mulheres no estado e no país.

Em 2025, até o dia 18 de setembro, a Bahia registrou 912 óbitos por câncer de mama. No ano passado inteiro foram contabilizadas 1.349 mortes pela doença, enquanto que em 2023 foram 1.224. Quando contabilizadas as internações, em 2025, até o dia 18 de setembro, foram 2.842. No ano de 2024 esse número chegou a 5.259 e em 2023 foram 4.013 internações por conta do câncer de mama.

Classificação Indicativa: Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?