Não existem novos casos suspeitos de intoxicação por metanol, após a nova investigação realizada por órgãos dentro da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), após divulgação realizada pela pasta, nesta quinta-feira (9).Em um dos casos considerados suspeitos, foi notificado nesta semana, em Jacobina, na região centro-norte da Bahia. O paciente apresentou uma melhora clínica e o seu quadro tornou-se incompatível com as pré-disposições consideradas pelo Ministério da Saúde.De acordo com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox-BA) e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-BA), o paciente apresentou melhoras de saúde e sua situação não foi considerada como compatível pelo Ministério da Saúde.
A Sesab já tinha descartado outros dois casos suspeitos de intoxicação por metanol, na última semana. Um foi em Feira de Santana, cidade aproximadamente a 100 km de Salvador e outro na própria capital baiana.
Nesses últimos dois casos, foram realizadas análises de laboratório e investigações conjuntas com os órgãos responsáveis e entre eles: Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox-BA), Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância (CIEVS-BA) e o Departamento de Polícia Técnica (DPT).A Secretaria de Saúde concluiu ressaltando que realiza ações preventivas e mantém estoques de antídotos, como o etanol farmacêutico, para garantir que o qualquer novo alerta seja controlado da melhor maneira possível.
Classificação Indicativa: Livre
