Gabriel Bortoleto está mais que confirmado como titular da Audi em 2026, mas outro nome brasileiro já começa a ganhar espaço no paddock da Fórmula 1. O chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur, revelou ao portal Autoracer.1, na última segunda-feira (1°), que o pernambucano Rafael Câmara deve participar de alguns treinos livres da equipe na próxima temporada e ainda terá acesso a sessões de testes com modelos antigos da escuderia.
“Já temos Rafael Câmara, que venceu a Fórmula 3 e estará na Fórmula 2 no ano que vem. Ele provavelmente fará alguns treinos livres conosco e, com certeza, alguns testes com carros antigos”, afirmou Vasseur, ao comentar o interesse da Ferrari em jovens talentos.
A declaração surgiu quando o dirigente foi questionado sobre a possibilidade de contratar Leonardo Fornaroli, campeão da Fórmula 2 em 2025. Embora tenha admitido que o italiano está no radar, Vasseur destacou que a Academia da Ferrari já conta com nomes de peso, como Oliver Bearman, titular da Haas em 2025, e que não faria sentido ‘encher o programa de desenvolvimento com tantos jovens ao mesmo tempo’.
Aos 20 anos, Câmara vive uma ascensão meteórica em sua curta carreira. Nascido em Boa Viagem, bairro do Recife, o piloto foi campeão da Fórmula 3 em 2025 pela Trident, em uma temporada com cinco pole positions (recorde da categoria), quatro vitórias e um título garantido com uma etapa de antecedência, após vencer em Hungaroring. Ele correrá pela Invicta na F2 em 2026 — a mesma equipe que revelou os últimos dois campeões consecutivos: Bortoleto (2024) e Fornaroli (2025).
A F1 vem ampliando as oportunidades para jovens pilotos. Desde 2025, as equipes são obrigadas a colocar calouros em duas sessões de treinos livres por carro, dobrando a exigência anterior. Isso abre espaço para nomes como Câmara ganharem rodagem em um ambiente de altíssimo nível.
Se confirmado, o brasileiro será o mais novo representante do país a guiar uma Ferrari em um fim de semana de GP — algo que não acontece desde Felipe Massa.
