Após os novos casos de intoxicação por metanol registrados no Brasil, dessa vez em Ribeira do Pombal, no nordeste da Bahia, a cerca de 290 Km de Salvador, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre como se proteger. Foram sete confirmações no interior baiano, todas relacionadas à ingestão de bebida contaminada e as vítimas permanecem internadas, uma delas entubada e em estado grave.Segundo a investigação, a maior parte das vítimas esteve em uma festa de noivado no último dia 28, onde foi preparado e servido um coquetel à base de vodca comprada em um depósito de bebidas da cidade. Uma outra pessoa se contaminou com uma outra bebida comprada no mesmo estabelecimento um dia antes. “A Anvisa monitora os relatos de intoxicação por metanol, em contato com o Ministério da Saúde, as Vigilâncias locais e o Ministério da Agricultura. Todas as ações necessárias, como ações fiscais, liberação de antídotos e apoio às Vigilâncias locais, serão tomadas pela Agência para proteger a saúde da população brasileira”, diz a agência.
A Anvisa destaca ainda que a prevenção mais segura e eficiente é verificar a procedência da bebida, a partir das seguintes medidas:
- Não consuma bebidas alcoólicas vendidas de forma informal, sem rótulo, sem lacre de segurança ou sem o selo fiscal da Receita Federal.
- Desconfie de preços muito abaixo da média do mercado.
- Verifique o rótulo, que deve conter o nome do fabricante, a lista de ingredientes e o número de registro no Ministério da Agricultura.
- Compre apenas em locais confiáveis (mercados, distribuidoras e estabelecimentos regularizados).
- Exija a nota fiscal e guarde o comprovante.
- Observe a aparência da bebida: destilados devem ser límpidos. Turvação, partículas ou alteração de cor são sinais de alerta.
- Evite bebidas caseiras ou artesanais não regularizadas.
- Em bares, restaurantes e eventos, peça para ver a garrafa antes do preparo do drink (o consumidor tem o direito de saber a procedência da bebida);
- Sempre que possível, solicite que a bebida seja preparada na sua frente, diretamente da garrafa.
A agência pede também que os comerciantes redobrem a atenção com fornecedores e garantam a procedência legal dos produtos vendidos.
Casos em Ribeira do PombalA prefeitura de Ribeira do Pombal proibiu de forma temporária e até o dia 05 de janeiro a comercialização, distribuição, fornecimento e o consumo de bebidas alcoólicas destiladas.
O Ministério da Saúde enviou para a Bahia mais 100 unidades de fomepizol, um dos antídotos usados nos casos de intoxicação por metanol.
Classificação Indicativa: Livre
