A Rússia afirmou, nesta sexta-feira (9), que realizou um ataque a capital da Ucrânia, Kiev, utilizando o sistema de mísseis supersônicos Oreshnik, que têm capacidade nuclear.
De acordo com autoridades ucranianas, ao menos quatro pessoas morreram e 22 ficaram feridas em decorrência dos ataques. A força aérea ucraniana informou que a Rússia lançou 36 mísseis e 242 drones no território ucraniano.
Segundo o exército, a ofensiva foi uma resposta à tentativa de ataque à residência de Putin em dezembro de 2025. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, negou.
ma de mísseis foi ativado após a acusação do ataque, segundo comunicado do Ministério da Defesa Russo.
A Rússia usou o Oreshnik pela primeira vez em novembro de 2024, quando fez um disparo experimental contra uma fábrica em Dnipro, na Ucrânia.
O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, se manifestou e disse que o ataque russo a Oreshnik, próximo à fronteira da União Europeia e da OTAN, representa uma “grave ameaça” à segurança europeia.
Sybiha também afirmou que está informando os EUA e a Europa sobre os detalhes do ataque e pede que parceiros a aumentarem a pressão sobre a Rússia.
