O avião presidencial, onde está o presidente Lula (PT) e sua comitiva que foram à posse de Claudia Sheinbaum, no México, roda em círculos há mais de duas horas nesta terça-feira (01).
Imagens do site FlightAware mostram a trajetória da aeronave, que deixou a Cidade do México às 17h19 e seguia para Brasília.
Os pilotos estão queimando o combustível para evitar problemas, como um risco de explosão. O procedimento é considerado comum em casos como esse, já que a aeronave não pode pousar com o mesmo peso da decolagem.
O avião apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México. Em nota, a Aeronáutica garante que o problema foi solucionado. Um segundo avião já foi providenciado e aguarda a comitiva para transportá-la ao Brasil.
“Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”, diz o comunicado.