A taxação venezuelana de produtos brasileiros, que iniciou na última sexta-feira (28) sem comunicado oficial, foi revogada nesta segunda-feira (28), após 72h. Na semana passada, a Venezuela descumpriu um acordo de complementação econômica firmado em 2014 que isenta a cobrança de impostos sobre quase todo o comércio bilateral entre os dois países. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.
De acordo com fonte do governo, que preferiu não se identificar, as tarifas passaram a ser cobradas por um problema técnico, que já foi resolvido. A Fier (Federação das Indústrias do Estado de Roraima) afirmou que o problema foi causado por instabilidades em sistemas de TI (tecnologia da informação) da aduana no país vizinho.
A Federação não estava tendo seus certificados de origem brasileira reconhecidos na Venezuela, o que fazia com que o acordo que isenta os produtos de tarifas não estivesse sendo aplicado na prática.
Desde a revelação do caso, a Embaixada do Brasil em Caracas estava apurando o caso com o governo venezuelano. O Ministério das Relações Exteriores afirmou estar ciente das dificuldades enfrentadas por exportadores brasileiros na ocasião.