A Bahia lidera o setor de importações no Nordeste em 2024, com uma participação de 38,1% no volume regional. Segundo dados divulgados, o estado movimentou mais de US$ 10 bilhões em produtos importados, utilizando principalmente seus portos e aeroportos.

De acordo com Amanda Verjovsky, diretora de Novos Negócios da WM Trading — empresa que atua com soluções tributárias, logísticas e aduaneiras para importações empresariais —, o desempenho da Bahia está relacionado a fatores como regimes especiais de tributação, que oferecem redução ou diferimento de ICMS para produtos que entram pelo estado.
Os segmentos que mais contribuíram para esse desempenho, segundo Verjovsky, foram o agronegócio, a indústria e a construção civil. Entre os produtos mais importados estão combustíveis, ceras, óleos minerais e derivados, adubos, fertilizantes, máquinas e equipamentos elétricos, além de veículos e acessórios.

A especialista aponta também a presença de infraestrutura portuária e aeroportuária com ligação a zonas industriais, como o Polo de Camaçari, e a existência de recintos alfandegados como fatores que favorecem as operações de importação. A posição geográfica e a ampliação de acordos comerciais também são citadas como pontos favoráveis.

By Laiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?