Pela primeira vez desde 2011, a Bahia não registrou roubos a instituições financeiras ao longo do ano de 2025. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o feito foi alcançado por meio de ações integradas e de inteligência com o apoio do Comando de Operações da Polícia Militar (Coppm) e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil.

Ainda segundo a pasta, os índices de roubos a bancos no estado já vinham em queda contínua desde 2022, quando foram contabilizadas quatro ocorrências. Ao longo dos últimos anos, as forças de segurança intensificaram treinamentos específicos voltados ao combate a crimes contra instituições financeiras.
Para o coronel Paulo Sérgio Ribeiro, comandante do Comando de Policiamento de Missões Especiais (Coppm), as ações coordenadas das forças de segurança foram decisivas para que o estado alcançasse um ano sem registros desse tipo de crime. Segundo o oficial, apenas em 2025 foram realizadas quatro simulações de respostas rápidas voltadas ao enfrentamento de ataques a instituições bancárias.

“Esse número traduz todo o trabalho integrado das forças da segurança no combate ao crime organizado em nosso estado”, afirmou o coronel.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou ainda que o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) atua de forma permanente na apuração e no monitoramento de grupos criminosos especializados nesse tipo de delito. “Nosso trabalho é fundamental para mapear áreas de risco e identificar criminosos que atuam nesse tipo de crime. A atuação conjunta com a Polícia Militar e a SSP é o diferencial para o resultado obtido”, destacou o delegado Thomas Galdinho, titular do Deic.

By Laiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?