A quarta cidade mais populosa da Bahia e uma das maiores da Região Metropolitana de Salvador, Camaçari comemorou seus 267 anos de emancipação política, neste domingo (28), com desfile cívico e ações em escolas. Com o tema “Camaçari Educadora: Cuidados que inspiram e reconectam pessoas”, a Avenida 28 de Setembro, antiga Radial A, foi tomada pelo som das fanfarras e pelo compasso das escolas municipais, além do colorido das bandeiras e da emoção estampada nos rostos de cada munícipe.


“Camaçari é uma cidade que nasceu do trabalho e se mantém de pé pela força do seu povo. Esse desfile é um espelho da nossa diversidade. Ver essa avenida cheia de vida, de crianças, jovens, famílias e instituições unidas, é emocionante. Vamos seguir avançando, com o olhar no futuro”, declarou o prefeito Luiz Caetano.


Mais de 300 estudantes participaram do desfile, apresentando subtemas que exploraram as tradições locais, os avanços sociais, a sustentabilidade e as perspectivas de um futuro pautado no cuidado, na inclusão e no respeito à diversidade.


“Foi um trabalho intenso, construído com muito cuidado por toda a rede. Cada detalhe do desfile refletiu o compromisso da nossa educação com a formação, o afeto e a valorização da nossa história. Contamos também com o apoio das famílias, que estiveram a todo instante contribuindo e dialogando com a equipe pedagógica”, pontuou Alexandra Pereira, diretora pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc).
Entre os destaques das apresentações está o Bloco da Inclusão, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).


Entre a população, que ocupou arquibancadas e toda a extensão da avenida, memórias se misturavam ao orgulho de pertencer a uma cidade que segue crescendo sem perder o vínculo com suas origens.


“Nasci em Salvador, mas moro em Camaçari há mais de 40 anos. Sempre que posso, venho ver o desfile, por entender a representatividade dessa data. Já desfilei há tempos atrás e, este ano em especial, venho para prestigiar o desfile da Escola Clube de Mães, que vai homenagear minha tia-avó, Jandira da Conceição, famosa na cidade por fomentar as trezenas de Santo Antônio no Camaçari de Dentro”, pontuou Hedieleuza Maria Carneiro, 62 anos, moradora do bairro Camaçari de Dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?