Um clarão no céu chamou atenção e assustou moradores de pelo menos seis cidades do interior da Bahia na noite da última segunda-feira (27). O fenômeno foi registrado em Aracatu, Caraíbas, Livramento de Nossa Senhora, Manoel Vitorino, Mirante — todas no sudoeste do estado — e também em Serra do Ramalho, no oeste baiano.
Nas redes sociais, os vídeos do objeto luminoso viralizaram, com muitos baianos brincando que se tratava do “fim do mundo”. Em um dos registros, uma criança chega a chorar, assustada com o clarão.
O membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros e divulgador científico Alexsandro Mota explicou que o fenômeno não representava perigo, pois se tratava de um lixo espacial chinês.De acordo com o especialista, o objeto era o corpo de um foguete lançado em 29 de junho de 2024, que entrou novamente na atmosfera terrestre, queimando completamente durante a reentrada.
“A órbita da Terra é cheia de detrito espacial. Eles normalmente não são controláveis e, na noite de ontem, um deles veio a descer orbitalmente bem acima do nosso país”, explicou Mota.
O corpo do foguete também pôde ser observado em outros estados do Nordeste, como Sergipe. Segundo os especialistas, o objeto se desintegrou totalmente, sem causar riscos à população.
Jornal da Chapada
