O pão se encontra na mesa de quase todos os brasileiros, especialmente no café da manhã. É difícil resistir, mas muita gente acaba decidindo que escolher abrir mão dele por acreditar que o alimento não é saudável. Mas afinal, comer pão todos os dias faz mal?
De acordo com o Dr. Lair Ribeiro (CRM – MG 6972), se você come pão todo dia, você está ingerindo trigo que possui a substância gliadina, que é uma proteína encontrada no glúten. Estudos mostram que o glúten pode atravessar a barreira hematoencefálica em pessoas sensíveis, causando:Enxaquecas
Ansiedade
Depressão
Dificuldade de concentração
“A gliadina é uma molécula muito complexa, de difícil digestão e que causa uma série de danos. Só o fato da gliadina encostar na parede intestinal, ela causa disbiose (desequilíbrio da flora intestinal). Além dela causar disbiose, ela causa Leaky Gut Syndrome, que faz o seu intestino vazar para dentro do sangue”, explica o médico.O que está no lúmen do seu intestino, vai para o lúmen da artéria ou da veia”, complementa. O médico ainda alerta que “o trigo que você consome hoje não é o mesmo de antigamente. A modificação genética aumentou o glúten — e os riscos à sua saude.O médico ainda vai além diz que “o dia que você deixar de comer pão, você vai estar num outro patamar de saúde, vai mudar o seu cérebro, vai pensar melhor, etc”, finalizou.Vou ficar pão? Quais as alternativas naturais sem glúten?
Algumas alternativas naturais são:
- Farinha de arroz
- Farinha de amêndoas
- Farinha de coco
- Farinha de linhaça
- Farinha de aveia sem glúten
- Psyllium para dar liga
É possível usar essas farinhas para pães, bolos e receitas sem agredir seu intestino.Quem deve evitar o glúten?
Celíacos, pessoas com doenças autoimunes, problemas digestivos, autismo, inflamações crônicas e sensibilidade ao glúten não celíaca.