Em um evento de comemoração pelo Dia do Cinema Brasileiro, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (19), com a presença do presidente Lula, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e de artistas, como as atrizes Marieta Severo e Camila Pitanga, o governo federal anunciou investimentos de R$ 1,6 bilhão para o setor de audiovisual, voltado para a produção de filmes e séries.
Segundo o governo, objetivo é “fortalecer presença do conteúdo audiovisual brasileiro tanto no mercado interno quanto no mercado global”.
Dentro deste investimento também há recursos para coproduções internacionais. O Brasil, segundo o Ministério da Cultura, já recebey 476 projetos de 47 países até o momento.
Cota de tela
No mesmo evento, o presidente Lula também assinou o Decreto de Lei nº 14.814/2024, já sancionado em janeiro, que regulamenta e estabelece a cota de exibição comercial de tela de produções audiovisuais brasileiras nos cinemas até 2033.
Para o governo, a regulamentação valoriza o cinema nacional ao “determinar que empresas, indústria cinematográfica e parque exibidor incluam e mantenham, no âmbito de sua programação, obras brasileiras de longa-metragem, observados o número mínimo de sessões e a diversidade dos títulos”.