Questões como a ansiedade e pensamentos acelerados são uma das grandes vilãs para um bom sono, causando insônia e mal-estar nas pessoas. Diante deste cenário, especialistas deram dicas sobre como acalmar a mente para um sono completo e relaxado.
Raj Dasgupta, especialista em sono e professor assistente de medicina clínica da University of Southern California, destacou técnicas de respiração profunda como uma forma de ajudar neste processo. “Respirar lenta e profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca usando nosso músculo respiratório principal, o diafragma, pode ajudar a relaxar o corpo e a mente”, disse em entrevista ao CNN.Logo Cynthia Ackrill, especialista em gerenciamento de estresse, recomenda meditações guiadas. “Coloque-o em modo repetição para não acordar. Fique deitado, ouça e diminua a respiração. Mantenha o foco na orientação deles ou, se estiver apenas ouvindo uma música / ruído branco, concentre-se na sua respiração. Sua mente irá interromper – não julgue, mas continue voltando para sua respiração”, declarou.A especialista destaca que o sentimento de culpa e vergonha causam angústia o suficiente para perturbar o sono de uma pessoa. “Se o seu cérebro esteve em alta velocidade o dia todo, é mais difícil desligar. Traga-o de volta ao ponto morto pelo menos algumas vezes por dia, com intervalos de 5 minutos de trabalho respiratório”, acrescenta.
O Dr. Dasgupta também ressalta a importância de evitar aparelhos como relógio. “É importante não se preocupar com uma noite de sono ruim porque a própria ansiedade torna difícil voltar a dormir”, comentou.
Bhanu Kolla, psiquiatra e especialista em medicina do sono da Mayo Clinic, também refletiu sobre evitar conferir as horas. “Você geralmente acaba tentando determinar quanto tempo ainda tem para dormir e se preocupando se vai voltar a dormir em um tempo razoável. Isso pode de fato tornar o processo de voltar a dormir mais difícil”, relatou.Os especialistas também destacam que não é recomendável beber álcool antes de dormir, dando outras dicas de como ter um sono livre de preocupações, sendo essas indicações:
- Escrever as preocupações;
- Cuidado com as luzes de eletrônicos como computadores, smartphones ou tablets;
- Sair da cama após 20 minutos sem conseguir dormir.
“Ler um livro chato e experimentar um pouco de Sudoku, mas evite pegar o telefone celular ou ir até o computador”, declarou Dasgupta, reforçando que ficar na cama enquanto não tem sono só pioraria os quadros de insônia, pois o cérebro precisa associar o ambiente com o momento propício para dormir e relaxar.
Classificação Indicativa: Livre