O Rio Grande do Norte (RN) teve o primeiro caso da presença do fungo Candida auris, conhecido como superfungo, em um paciente espanhol sem nome revelado e de 58 anos, nesta quinta-feira (5).A confirmação do caso foi informada pela Secretaria de Saúde Pública do estado (Sesap). De acordo com o g1, o fungo acendeu o sinal de alerta e gerou preocupação das autoridades de saúde por ser resistente a medicamentos. Ele se instala principalmente em pessoas que estão no sistema imunológico enfraquecido pelo ambiente hospitalar.A presença do fungo no paciente foi alertada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) no último dia 20 de janeiro e confirmada com testes de genótipo, em um laboratório em São Paulo (SP). O paciente chegou no local no último dia 16 de janeiro com quadro de insuficiência cardíaca

Segundo a Sesap, o paciente está isolado, segue internado tratando a condição de saúde cardíaca que o levou ao hospital e tem um quadro estável. A pasta ainda ressaltou que não existe nenhum outro caso em investigação e que a situação do paciente é supervisionada pelo Ministério da Saúde.

A Candida auris é considerada um fungo emergente e raro no Brasil, pois foi registrada em poucos estados do Brasil, como Bahia, Pernambuco e Minas Gerais. A infecção pode ser fatal e a primeira ocorrência identificada foi em 2009, no ouvido de uma paciente internada no Japão.A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi notificada sobre o possível primeiro caso positivo de Candida auris no Brasil em dezembro de 2020, em um paciente internado na Bahia. O superfungo foi identificado após análises laboratoriais e após o caso, o país registrou diversos surtos.

O vírus inclui risco para internação em unidades de terapia intensiva, hospitalização prolongada ou em instituições de longa permanência, uso de cateter venoso central e outros tratamentos invasivos.

Classificação Indicativa: Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?