Estudantes matriculados em escolas estaduais que ofertam ensino médio integral (EMI) apresentaram desempenho superior no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 em comparação aos alunos de unidades de turno parcial. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Instituto Sonho Grande, a partir da análise dos microdados do exame, aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo o levantamento, a principal diferença foi registrada na prova de redação. Em média, alunos de escolas integrais tiveram 12 pontos a mais em relação aos de tempo parcial. Em instituições com 100% das matrículas na modalidade integral, a diferença alcançou 27 pontos. O desempenho também foi superior na área de matemática e suas tecnologias, com cinco pontos acima da média das escolas regulares.
A diretora-executiva do Instituto Sonho Grande, Ana Paula Pereira, avaliou que a ampliação da jornada escolar está diretamente associada a melhores resultados de aprendizagem. “Esses dados vão ao encontro ao que já vínhamos observando em outras pesquisas: estudantes do ensino médio integral aprendem mais, quando comparados aos de tempo parcial”, afirmou.
O estudo mostrou ainda que os melhores indicadores estão concentrados no Nordeste. O Censo Escolar 2024 aponta que os cinco estados com maiores proporções de alunos em tempo integral são Pernambuco (69,6%), Ceará (54,6%), Paraíba (54,5%), Piauí (54,1%) e Sergipe (35,2%). Na outra ponta, o Distrito Federal (6,4%) e Roraima (8,1%) têm os menores índices.