O ex-prefeito de Utinga, Joyuson Vieira (PSDB), participou da Marcha dos Prefeitos, realizada nesta semana em Brasília. Durante o evento, que reuniu lideranças municipalistas de todo o país, Vieira voltou a defender a redistribuição dos royalties do petróleo, criticando a atual concentração dos recursos em um número restrito de municípios produtores.
“Desde o ensino fundamental aprende-se que as riquezas do subsolo são propriedades da União”, afirma o ex-gestor chapadeiro. “Na prática, por séculos, os royalties do petróleo brasileiro são surrupiados de quase totalidade das prefeituras, em privilégio de um número ínfimo de municípios produtores que ‘rasgam’ recursos transbordantes em seus cofres, à custa da miséria que campeia para a maioria dos brasileiros”.
Joyuson ressalta que uma legislação foi aprovada há mais de uma década para corrigir essa situação, mas, segundo ele, a desigualdade permanece. “Nós, municipalistas brasileiros, estamos todos aqui em Brasília para cobrar, para exigir que o petróleo brasileiro seja efetivamente de todos os brasileiros. Só assim faremos justiça social e minimizaremos as perversas desigualdades entre os irmãos brasileiros de todos os municípios”.
Vieira foi o primeiro líder político da Chapada Diamantina a levantar publicamente a pauta da redistribuição dos royalties do petróleo, tema que ainda está em discussão no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF).
Jornal da Chapada