Entre 2022 e 2024, a família de João Batista Inocentini, conhecido como João Feio, construiu uma mansão de 519 metros quadrados, com piscina e lago artificial, em um sítio em Jarinu, no interior de São Paulo.
A obra aconteceu ao mesmo tempo em que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), fundado e liderado por João até sua morte, registrou um aumento repentino nos descontos feitos nos benefícios de aposentados do INSS.
O Sindnapi está sendo investigado pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União na operação “Farra do INSS”, após denúncias reveladas pelo jornal Metrópoles. Desde agosto de 2023, o sindicato tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão mais velho do presidente Lula.
O sítio da família Inocentini tem cerca de 11 mil metros quadrados e fica em um condomínio rural em Campo Largo, Jarinu. Foi comprado em agosto de 2022 por João, sua esposa e dois filhos, por R$ 540 mil, pago com duas transferências bancárias.
Imagens de satélite de julho de 2022 mostram o sítio com uma casa de 103,6 m² e uma casa de caseiro de 68,2 m². Em agosto do mesmo ano, já é possível ver o início da construção da nova mansão.
Segundo os documentos do imóvel arquivados em cartório, as intervenções foram extensas. Além da nova residência principal de 519 m², a família ergueu:
- Piscina de 36,9 m²;
- Casa de caseiro de 65 m²;
- Salão de festas familiar de 101 m²;
- Depósito de ferramentas de 21,8 m²;
- Ampliação da casa principal em 28,7 m²;
- Ampliação da casa de caseiro em 30,8 m²