Os municípios baianos de Bonito e Utinga foram contemplados com importantes investimentos do Governo Federal por meio do Novo PAC Seleções, fortalecendo a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) e levando mais qualidade e agilidade no atendimento à população.
Uma das principais novidades é a entrega de novas ambulâncias do SAMU 192, reforçando o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência. Ao todo, o Novo PAC vai fornecer 635 veículos para 408 municípios de 21 estados, beneficiando mais de 5,6 milhões de brasileiros. Bonito e Utinga fazem parte dessa lista, garantindo mais rapidez no socorro a emergências e salvando vidas com infraestrutura moderna.
Bonito também foi contemplado com uma Unidade Odontológica Móvel (UOM), veículo totalmente equipado para oferecer atendimento odontológico itinerante, especialmente voltado a áreas remotas e de difícil acesso. A ação faz parte da estratégia de ampliação da saúde bucal no país, com a aquisição de 400 unidades móveis para 400 municípios.
Outra ação importante que beneficiará os dois municípios é o fornecimento de kits para Teleconsulta, viabilizando atendimento médico à distância nas Unidades Básicas de Saúde, como parte da iniciativa SUS Digital – Telessaúde. Também serão entregues combos de equipamentos que irão modernizar e qualificar ainda mais o trabalho realizado pelas UBSs.
O investimento total para a área da saúde no Novo PAC é de R$ 30,5 bilhões, sendo que somente na etapa de 2025 foram aprovadas 11.904 propostas de 5.290 cidades, cobrindo 95% dos municípios brasileiros.
“Essa ação se soma ao que anunciamos no ano passado. Estamos avançando na digitalização do SUS e ampliando o acesso a serviços especializados mesmo em áreas remotas”, afirmou Rui Costa, ministro da Casa Civil.
Lançado em fevereiro, o Novo PAC Seleções 2025 disponibilizou mais de um mês para gestores e gestoras inscreverem projetos para os empreendimentos disponíveis nesta etapa. No total, o governo recebeu 35.119 propostas, enviadas por 5.537 municípios, 99,4% dos municípios brasileiros. O programa investirá R$ 49,2 bilhões em quatro diferentes eixos: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; Cidades Sustentáveis e Resilientes.
Bonito e Utinga agora contam com reforço significativo na atenção primária, odontologia e emergência, garantindo mais cuidado e presença do SUS onde a população mais precisa.