Cumprindo mais uma missão internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta quarta-feira (18) a Nova Délhi, na Índia, para visita oficial a convite do primeiro-ministro Narendra Modi.
O primeiro compromisso do chefe do Executivo ocorre nesta quinta-feira (19), em uma cúpula que discutirá os impactos da inteligência artificial (IA) no cenário global. Lula deve discursar ao lado de outros chefes de Estado e executivos do setor de tecnologia. Entre os temas em debate estão fontes de financiamento para a democratização da tecnologia, além do uso da IA como ferramenta de empoderamento social, inovação e desenvolvimento.
Na sexta-feira (20), o governo brasileiro organiza o evento paralelo “IA para o bem de todos”, que apresentará as perspectivas do Brasil para o futuro da inteligência artificial. O encontro contará com ministros das áreas de Ciência, Tecnologia e Informação, Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Educação, Saúde e Comunicações.
Esta é a segunda viagem de Lula à Índia neste mandato e representa uma retribuição à visita de Modi ao Brasil, realizada em julho de 2025 durante a cúpula do BRICS.
Em nota, a Presidência destacou que a agenda abre novas oportunidades de cooperação bilateral, especialmente nas áreas econômica, turística, agrícola, energética e sustentável. As informações são da Agência Brasil.


