O Ministério da Saúde entregou mais 25 ambulâncias, no último sábado (28), para a renovação da frota do SAMU 192 na Bahia. Com essa nova remessa, o estado já recebeu 256 unidades desde 2023, fortalecendo e ampliando o atendimento de urgência e emergência para a população baiana. 

Durante agenda em Salvador, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também anunciou um investimento de R$ 159 milhões para a modernização da Bahiafarma. Segundo o ministro, trata-se do maior aporte da história no laboratório público baiano, com o objetivo de transformar a Bahia em um polo de produção de medicamentos e testes diagnósticos no Nordeste.


Os recursos financiarão três obras estruturantes na Bahiafarma, incluindo a reforma da subestação elétrica, a reestruturação do Prédio Anexo I, que será dedicado à produção de diagnósticos in vitro, e a compra de novos equipamentos para a implantação de uma planta produtiva.

A iniciativa faz parte do esforço federal para fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), gerar empregos e ampliar a capacidade tecnológica do setor no país. O investimento é proveniente do Novo PAC Saúde.

As novas ambulâncias beneficiarão seis municípios baianos: Salvador receberá 19 unidades; Simões Filho, duas; enquanto Candeias, Conde, Esplanada e Pojuca terão uma unidade cada. A ação, que integra o Novo PAC Seleções, conta com um investimento de R$ 7,2 milhões.

Atualmente, o SAMU 192 na Bahia conta com 449 ambulâncias. A meta é expandir o serviço para 100% do território estadual, que já cobre 91% da população, cerca de 13,7 milhões de pessoas. “Queremos garantir que o serviço chegue com mais agilidade e estrutura a toda a Bahia”, destacou Alexandre Padilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?