O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (20), que não quer receber votos de homens que cometem violência doméstica. A declaração foi feita durante evento em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, onde participou da assinatura de contratos para a construção de navios gaseiros, empurradores e barcaças, no Estaleiro Ecovix.

“Quem bate em mulher, não precisa votar em mim”, disse o presidente, ao reiterar o compromisso do governo federal com o enfrentamento à violência contra a mulher. Lula destacou que o combate ao feminicídio deve partir principalmente dos homens. “Quem tem que evoluir somos nós, homens. Quem tem que lutar contra o feminicídio não é a mulher, é o homem, que é o agressivo”, afirmou.

A fala ocorreu no mesmo dia em que o Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou dados que apontam novo recorde de feminicídios no Brasil. Em 2025, ao menos 1.470 mulheres foram vítimas do crime em todo o país, superando os 1.459 registros de 2024 — um aumento de 0,41% e o maior número em dez anos. O total ainda pode crescer, já que estados como Alagoas, Paraíba, Pernambuco e São Paulo não enviaram os dados referentes ao mês de dezembro.

Segundo Lula, a orientação do Palácio do Planalto é que todos os ministros passem a abordar o tema da violência contra a mulher em discursos oficiais. “Cada ministro meu sabe que, a partir de agora, em cada discurso, tem que falar da violência contra a mulher”, declarou.

Durante o evento, o presidente também se dirigiu às mulheres presentes e defendeu a independência financeira como instrumento de enfrentamento à violência doméstica. “Vocês não podem viver com alguém em troca de um prato de comida ou de um aluguel. É importante que o homem saiba que a mulher mora com ele porque gosta, não porque depende”, afirmou.

O evento contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD). As contratações assinadas integram o Programa Mar Aberto, que tem como objetivo estimular a indústria naval e offshore brasileira.

By Laiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?