Uma nova variante da Covid-19 foi identificada em três estados do Brasil. A linhagem, chamada de XEC, pertencente à variante Omicron, é mais transmissível.

O primeiro achado foi realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O Ministério da Saúde foi notificado, segundo a nota divulgada pela instituição. A cepa do novo coronavírus foi identificada em 35 países.As amostras brasileiras foram encontradas no Rio de Janeiro, em Santa Catarina em São Paulo. As duas primeiras foram coletadas em setembro. Já a de SP foi coletada em agosto.No dia 24 de setembro, a XEC foi classificada pela OMS como uma variante sob monitoramento. Isso ocorre quando uma linhagem apresenta mutações no genoma que são suspeitas de afetar o comportamento do vírus e observam-se os primeiros sinais de ‘vantagem de crescimento’ em relação a outras variantes em circulação. Esta variante começou a chamar atenção entre junho e julho de 2024, devido ao aumento de detecções na Alemanha”, informou a Fiocruz.

A XEC chamou atenção após o crescimento exponencial no número de casos na Europa. A variante pode ter surgido pela recombinação genética entre cepas que circulavam anteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?