Parte dos postos de saúde de Salvador estaria sem estoque de insulina destinada a pessoas com diabetes cadastradas na rede municipal. A denúncia chegou ao Bahia Notícias nesta quinta-feira (6) e foi feita por uma idosa de 64 anos que afirma ter percorrido seis unidades básicas de saúde da capital sem conseguir o medicamento. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) negou a falta do insumo.

Para preservar a privacidade das denunciantes, a reportagem utiliza nomes fictícios. Maria, 64 anos, buscava sua primeira “recarga” de insulina em 2026 — insumo fornecido pelo SUS e utilizado em canetas reutilizáveis. Ela foi oficialmente cadastrada no sistema da SMS em dezembro de 2025 e, segundo orientação dos profissionais, deveria retirar o medicamento nas unidades próximas ao bairro onde mora, Sete de Abril.

Acompanhada da neta Luciana, de 22 anos, Maria visitou seis unidades na manhã desta quinta-feira:

UBS Sete de Abril, em Sete de Abril;

USF Vale do Cambonas, também em Sete de Abril;

USF Nova Brasília, na Avenida Aliomar Baleeiro;

UBS Canabrava, em Canabrava;

USF São Marcos II, em São Marcos;

USF João Roma Filho, em Jardim Nova Esperança.

Em todas, relata, recebeu a mesma informação: “Não temos estoque”. Maria conta que questionou servidores sobre previsão de reposição e ouviu que o abastecimento poderia demorar 15 dias ou mais. Ela afirma estar preocupada, pois utiliza o medicamento diariamente e só possui insumos até esta sexta-feira (9).

Após ser informada da situação, a equipe do Bahia Notícias procurou a Secretaria Municipal de Saúde para esclarecer o caso. Em nota, o órgão negou qualquer desabastecimento e afirmou que o fornecimento ocorre normalmente na rede municipal.

“Não procede a denúncia de falta de insulina na rede municipal. Todas as unidades de saúde dispõem do insumo (tubetes para uso em canetas reutilizáveis), conforme preconizado pelo Ministério da Saúde”, disse a SMS.

Nota da SMS na íntegra

“A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador informa que não procede a denúncia de falta de insulina na rede municipal. Todas as unidades de saúde dispõem do insumo (tubetes para uso em canetas reutilizáveis), conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, disponível em toda a rede, podendo ser retirado mediante apresentação de receita médica e documentação pessoal do paciente.”

By Laiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?