Nesta quarta-feira, 16 de abril, o Jornal da Chapada teve acesso a um comunicado divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Lajedinho informando que não haverá distribuição de peixes durante a Semana Santa de 2025. Segundo o texto, “essa ação do Município foi denunciada na Justiça Eleitoral, e enquanto não houver uma decisão definitiva da Justiça, a distribuição segue suspensa”.
A equipe do Jornal da Chapada também teve acesso à sentença relacionada à Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 0600396-71.2024.6.05.0087, da 87ª Zona Eleitoral de Ruy Barbosa (BA), que investiga o prefeito Antonio Mário Lima Silva (PSD). A decisão judicial, no entanto, não determina a suspensão da entrega dos peixes. A ação trata do uso das redes sociais da prefeitura para suposta promoção pessoal do então pré-candidato do PSD nas eleições de 2024.
Em entrevista ao Jornal da Chapada, o ex-prefeito Marcos Mota (Avante) afirmou que o atual gestor tem divulgado informações falsas e atribuído a seus adversários políticos a responsabilidade pela não realização da entrega do peixe neste ano.
Marcos Mota destacou que “a prefeitura de Lajedinho não realizou a licitação para a compra do peixe para a Semana Santa de 2025” e que “ao invés de reconhecer a desorganização, o prefeito mais uma vez tenta jogar a culpa nos seus adversários, sem se importar com a população carente”.
Ainda segundo o ex-prefeito, “distribuir peixe é uma decisão política que cabe exclusivamente ao prefeito”. Ele também ressaltou que não há impedimento judicial para a ação e que o município possui recursos em caixa, mencionando um saldo superior a R$ 4,1 milhões.
A tradição da distribuição de peixes durante a Semana Santa em Lajedinho já dura mais de 40 anos e era promovida pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Jornal da Chapada