A 15ª edição do Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável – Uma Gota de Ação, um Oceano de Mudanças premiou, nesta quarta-feira (27), os melhores projetos voltados à sustentabilidade e à inovação no setor industrial baiano. A cerimônia ocorreu durante a INDEX – Feira da Indústria da Bahia 2025, realizada no Centro de Convenções de Salvador.
O prêmio bateu recorde de participação este ano, com 126 projetos inscritos por 65 empresas industriais, startups, centros de pesquisa aplicada, instituições acadêmicas e veículos de comunicação. O resultado, segundo a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), consolida a premiação como a principal vitrine de boas práticas ambientais, sociais e de inovação sustentável do estado.
Na categoria Gestão e Tecnologias Sustentáveis de Micro/Pequenas Indústrias, venceu a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá, com o projeto Sol do Sertão: Energia Renovável para a Sustentabilidade e Inclusão no Semiárido Baiano.
“Tinha muita gente concorrendo e nós, uma cooperativa da agricultura familiar que já tem 100% da energia renovável, estarmos aqui recebendo esse prêmio é um momento muito bom e gratificante”, afirmou Carla Pereira, representante da cooperativa.