A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) apresenteou um Projeto de Lei nesta segunda-feira (21), propondo homenagear a cantora Preta Gil, dando seu nome a uma avenida de Salvador. A artista faleceu aos 50 anos, na noite de domingo (20).

Segundo ela, a medida será “um reconhecimento público e duradouro da vida, obra, batalha e legado de Preta Gil, mulher preta, artista e ativista que deixou marca indelével na cultura e no coração de nosso povo”.

Para a vereadora, a filha de Gilberto Gil tornou-se “símbolo de diversidade, representatividade negra, luta contra preconceitos (racismo, gordofobia e homofobia) e defensora dos direitos LGBTQ+”.

A líder da bancada da oposição destacou, ainda, que a escolha de homenageá-la em Salvador, cidade histórica e plural, reconhece a importância de sua trajetória como indivíduo preto, bissexual, mulher fora dos padrões de beleza hegemônicos, que rompeu barreiras e deu voz a temas fundamentais.

Além disso, “a denominação de “Preta Gil” a um logradouro público desta cidade terá uma dupla função: memorial – em sua cidade natal, espiritual de fé e afro-brasilidade e símbolo contínuo de combate a injustiças com valores que transcendem crenças e percorrem gerações”, finalizou Alaldice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?