O Real, moeda brasileira, fechou o dia entre as moedas que mais desvalorizaram frente ao Dólar neste ano de 2024. As informações são da agência Austin Rating que fez a classificação com base em dados do Banco Central do Brasil (BCB).
A moeda brasileira acabou ultrapassando o Peso Argentino e Iene Japonês, subindo no ranking de moedas que mais desvalorizaram frente à moeda norte-americana. Atualmente, o Real está ocupando a 5ª colocação no ranking com 118 países. Nesta quarta-feira (19), a queda acumulada do Real atingiu a marca de 11,4%.
Vale destacar que a Austing Rating elaborou o ranking de acordo com as taxas de câmbio Ptax, que são divulgadas todos os dias pelo BCB. Neste caso, o dólar fechou o dia com a cotação avaliada em R$ 5,46. Apesar disso, essa desvalorização não foi registrada somente pelo valor da moeda norte-americana.
Existem outros motivos para isso. Entre eles estão a expectativa sobre a taxa básica de juros dos Estados Unidos da América (EUA) e os resultados da balança comercial brasileira. Além disso, também há a preocupação em relação ao quadro fiscal do Brasil e a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom). Isso porque o Copom pode parar com o ciclo de cortes da Selic, algo que vem acontecendo desde agosto do ano passado.
Posição — País — Moeda — Valorização *
- Nigéria — Naira Nigeriana — (-41,30)
- Egito — Libra Egípcia — (-35,20)
- Sudão — Libra Sul Sudanesa — (-29,90)
- Gana — Cedi Gana — (-20,90)
- Brasil — Real Brasileiro — (-11,40)]
- Argentina — Peso Argentino — (-10,90)
- Japão — Iene Japonês — (-10,40)