O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), confirmou, nesta segunda-feira (19), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Salvador para acompanhar o início das obras de ampliação do metrô até o Campo Grande.
Segundo Rui Costa, a intervenção já passou por todas as etapas administrativas. “A obra já foi licitada, contratada e teremos o início propriamente dito. O presidente Lula virá com o governador Jerônimo Rodrigues para acompanhar esse começo”, afirmou durante a inauguração da nova Rodoviária de Salvador, em Águas Claras.
O ministro destacou que as obras estruturantes em curso na capital — incluindo a nova rodoviária, o metrô e intervenções viárias — fazem parte de um planejamento de logística de longo prazo. Ele rebateu críticas que classificam os projetos como desconexos, reforçando que todos seguem um desenho estratégico voltado ao futuro da mobilidade em Salvador e no estado.
Investimentos em educação no Recôncavo
Rui Costa também comentou novos investimentos na educação superior no Recôncavo Baiano, com destaque para a construção de uma unidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Santo Amaro.
Impasse com a prefeitura de Santo Amaro
O ministro revelou um impasse com o prefeito de Santo Amaro, Flaviano Bomfim (União Brasil), que teria cancelado a cessão de um terreno público destinado à implantação do campus. Apesar da decisão municipal, Rui Costa garantiu que o projeto será mantido.
“Eu nunca vi, na minha vida, um prefeito cancelar a cessão de um terreno para a construção de uma universidade federal. As obras vão ser iniciadas em Santo Amaro. O Recôncavo ganha mais uma unidade da Universidade Federal”, afirmou.
