A eleição suplementar para a Prefeitura de Ruy Barbosa, cidade a 320 km de Salvador, é disputada entre apenas dois candidatos: o médico Dr. George (PSD) e a vereadora Eridan de Bonifácio (MDB). Ela é esposa do ex-prefeito Bonifácio (MDB), político mais votado na eleição regular, porém considerado inelegível.
A candidatura dele foi indeferida em decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no mês de outubro. Em processo movido pela oposição, a Corte reconheceu a inelegibilidade do político e determinou a realização de um novo pleito.
Isso porque a Câmara de Vereadores havia rejeitado a prestação de contas do ano de 2016, quando Bonifácio era prefeito da cidade. Na ocasião, o Legislativo apontou desvios em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Com isso, enquanto a eleição suplementar não é realizada, o presidente da Câmara de Ruy Barbosa, Ney Dias (PSB), foi empossado como prefeito temporário.
O médico George Luiz Brito de Carvalho tem 43 anos e é natural de Ruy Barbosa. Essa é a primeira vez que ele se candidata a uma eleição.
Ele tem a política Benilda (PT), também da cidade, como candidata a vice. A mulher de 60 anos ficou como suplente no último pleito para vereador.
DR GEORGE
Data de nascimento: 27/04/1981
Cor: pardo
Estado civil: casado
Coligação: Unidos por um novo tempo – PSD e Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV)
Total em bens: R$ 44.938,84
Já Eridan Martins de Araújo Dourado se apresenta como aposentada. A vereadora tem 69 anos e é natural de Lençóis, na Chapada Diamantina. Ela já havia se candidatado a prefeita, em 2020, mas perdeu a eleição.
Dessa vez, Eridan tem o empresário Nildo como postulante a vice. Natural de Ruy Barbosa, o político de 55 anos concorria ao mesmo cargo na chapa encabeçada por Bonifácio.
ERIDAN DE BONIFÁCIO
Data de nascimento: 23/05/1956
Cor: parda
Estado civil: casada
Coligação: Para Reconstruir Ruy Barbosa – MDB, PL, Republicanos, PMB
Total em bens: R$ 300.000,00