A equipe do Corpo de Bombeiros do Acre chegou ao Rio Grande do Sul (RS) na última terça-feira (14) e já ajudou no resgate de 20 pessoas e três animais. Um oficial e três militares saíram do estado acreano no último dia 9 com uma embarcação, uma viatura e equipamentos de proteção individual e de salvamento para socorro às vítimas da enchente.
Os profissionais percorreram, de caminhonete, mais de 4 mil quilômetros por seis estados brasileiros até chegar em Porto Alegre na madrugada de terça. Logo no primeiro dia, os militares acreanos ajudaram a resgatar 14 pessoas.
Já nessa quarta (16), mais seis pessoas e três animais, sendo dois cachorros e um gato, foram retirados de casa com ajuda dos militares. Uma equipe de reportagem da RBSTV acompanhou os bombeiros de barco pelas ruas alagadas da capital Porto Alegre. “Nossa viagem durou cerca de quatro dias e meio”, disse o comandante da equipe, capitão Corrêa.
Os demais decidiram permanecer em casa. “Trouxemos o Rodrigo, que pediu para ser resgatado e vamos levar ele até a base. Os outros moradores resolveram ficar”, disse o sargento Ismaes Medeireiros.
Em terra firme, os resgatados são recebidos por voluntários, entres eles profissionais de saúde. Além dos resgates, a equipe do Acre também prestou apoio à Polícia Federal no transporte de tropas e equipamentos, além de ajudar no transporte aquático da imprensa pelas áreas inundadas.