Ordem remove tarifas impostas em julho ao Brasil. Na semana passada, o governo dos EUA havia removido a tarifa básica de 10% sobre a importação de café, carne bovina, tomate, banana e outros produtos agrícolas que havia sido anunciada em abril contra diversos parceiros comerciais —incluindo o Brasil.

Documento é retroativo a 13 de novembro e cita redução de tarifa a produtos agrícolas. Estão listados carne, frutas e nozes, produtos de cacau, café, chá, especiarias, vegetais, raízes e tubérculos. A relação inclui ainda alimentos processados e bebidas, fertilizantes, além de minérios e minerais, combustíveis fósseis, petróleo e derivados…

Em 6 de outubro de 2025, participei de uma conversa com o presidente brasileiro Lula, durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas no Decreto Executivo 14323 [que impunha tarifas de 40%]. Essas negociações estão em andamento.
Ordem executiva assinada por Donald Trump hoje sobre redução de tarifas ao Brasil

Documento cita encontro entre chanceler brasileiro e Marco Rubio. No dia 13 de novembro, Mauro Vieira se encontrou com o secretário de Estado americano na sede do Departamento de Estado, em Washington. Vieira deixou o encontro otimista e disse aos jornalistas que acreditava em um anúncio sobre as tarifas entre o dia seguinte.

Algumas mercadorias sobretaxadas registraram forte aumento de preços nos EUA. Principal fornecedor de café para o mercado americano, o Brasil enfrentava tarifas totais de 50%, o que elevou em quase 20% o preço do café no mercado americano em setembro na comparação com mesmo mês do ano passado.

Em razão disso, muitos eleitores passaram a rejeitar a medida. Segundo especialistas, um dos sinais da reprovação dos cidadãos americanos à gestão Trump foi a vitória de candidatos democratas nas eleições municipais em diversos estados.

By Laiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?