atividade física e uma alimentação saudável ajudam a controlar os níveis de colesterol, mas, em muitos casos, não são suficientes, sendo necessário o tratamento medicamentoso, de acordo com o cardiologista argentino Jorge Tartaglione.

As estatinas, por exemplo, são medicamentos que ajudam a regular os níveis de colesterol e reduzem o risco de ataques cardíacos, derrames e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e demência. No entanto, o cardiologista destacou que a prática de atividade física e uma alimentação saudável também podem ser fortes aliados nesse controle.Alimentos para prevenir o colesterol
Segundo especialistas, os alimentos mais eficazes são os de origem vegetal, pois possuem altos níveis de fibras, um macronutriente que ajuda a eliminar toxinas do corpo.Um relatório da Universidade de Harvard destaca que as diretrizes alimentares americanas recomendam um consumo diário de fibras entre 20 e 30 gramas. Entre os alimentos recomendados estão: grãos integrais, verduras de folhas verdes, vegetais crucíferos, leguminosas, oleaginosas e frutas.O cardiologista também trouxe  estimativas sobre os níveis de LDL que algumas pessoas deveriam ter para evitar doenças cardíacas. Uma pessoa saudável possui menos de 116. Já o fumante, hipertenso ou diabético tem menos de 100 ou 70. O paciente com histórico de doença cardíaca tem menos de 50. Ter o colesterol LDL alto traz riscos como:

  • Aterosclerose: esse componente se acumula nas paredes das artérias e pode obstruí-las, além de causar doenças cardíacas ou acidentes vasculares cerebrais.
  • Doença nas artérias coronárias: pode provocar uma dor intensa no peito, conhecida como angina, que leva à dificuldade para respirar.
  • Acidente vascular cerebral: pode ser percebido por dor ou sensação de dormência em um braço ou em um lado do corpo, além de tontura ou dificuldade para se comunicar.
  • Doença arterial periférica: causa dor constante nas pernas ao caminhar.
  • Xantomas: podem surgir manchas amareladas ao redor dos olhos.

Classificação Indicativa: Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?