A Bahia registrou a chegada de 83.914 turistas estrangeiros entre janeiro e abril de 2025, número 61,4% superior ao mesmo período de 2024. O estado superou a média nacional, que teve alta de 51% no total de visitantes internacionais no primeiro quadrimestre. Os dados são da Embratur, da Polícia Federal e do Ministério do Turismo.
O principal país de origem dos turistas que visitaram a Bahia foi a Argentina, com mais de 39 mil visitantes. Também se destacam Portugal, Uruguai e França entre os maiores emissores para o estado. O crescimento acompanha a tendência nacional de aumento no turismo internacional.
No mesmo período, o Brasil recebeu 4.425.888 turistas estrangeiros, o melhor resultado já registrado para os quatro primeiros meses do ano. Esse volume representa 64% da meta de 6,9 milhões de visitantes estabelecida para 2025 pelo Plano Nacional de Turismo.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o aumento está relacionado à percepção externa do país. “Vivemos um novo ciclo, com a retomada da credibilidade internacional como país democrático e comprometido com o futuro do planeta. Esse cenário tem atraído cada vez mais visitantes e é um convite para continuarmos investindo em hospitalidade e promoção internacional. A Bahia, com sua identidade única e calor humano, segue como uma das principais portas de entrada para quem quer descobrir o melhor do nosso país”, afirmou.
Em abril, o Brasil recebeu 686.239 turistas internacionais, alta de 72% em comparação com o mesmo mês de 2024. A Argentina liderou o fluxo de visitantes ao Brasil no primeiro quadrimestre, com 2,1 milhões de turistas — aumento de 96% em relação ao ano anterior. Chile, Estados Unidos, Paraguai e Uruguai também registraram crescimento no envio de turistas ao país.